Como falar com amigos ou familiares?

Se você foi diagnosticado com transtorno de ansiedade provavelmente já lhe passou pela cabeça: devo contar que tenho depressão? Como falar sobre isso?
Em primeiro lugar, é importante saber que muitos especialistas entendem que o tratamento da ansiedade deve ser formado por um tripé: tratamento medicamentoso, psicoterapia e rede de apoio.
Se você não compartilhar com ninguém sua condição, estará se privando desse ponto importante para seu próprio tratamento e colaborando para a permanência do preconceito.
O sigilo é certamente uma estratégia frequentemente usada. No entanto, essa proteção tem um custo: com o sigilo vem o afastamento e o isolamento social.
Falar com os amigos e a família pode ajudá-lo a superar o problema. Muitos acham que compartilhar o problema com pessoas próximas, e de sua confiança, é libertador, além de ajudar a combater o estigma.
what is ivermectin dosage for humans Se você tem um amigo ou familiar com transtorno de ansiedade
Tente conversar abertamente. Isso significa libertar-se de preconceitos e rótulos, mas não significa perder a sensibilidade. Fale com suas palavras, do seu jeito, e de acordo com a intimidade que tem. Mas lembre-se de que uma pessoa nessa situação precisa de compreensão, respeito, afeto e, sobretudo, empatia.
Empatia significa a capacidade psicológica de sentir o que a outra pessoa sentiria caso você estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo. Mostre que você acredita nos sintomas da pessoa, e não tente fazer piadas ou minimizar o problema dela.