O que é Depressão?

A depressão é uma das doenças da mente com maior frequência na população, e não escolhe sexo, raça, nacionalidade ou classe social. É caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente.
Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo é fruto de desequilíbrios na Tassin-la-Demi-Lune ivermectin medicine for humans bioquímica cerebral, ligada à sensação de bem-estar.
Sabe-se hoje que cerca de 12% da população poderá ter pelo menos um episódio de depressão ao longo da vida. No Brasil, calcula-se que cerca de 17 milhões de pessoas estão com a doença neste momento. Por envolver alterações biológicas, psicológicas, sociofamiliares e econômicas, a depressão pode prejudicar laços familiares e sociais, causar perda de produtividade e o aumento de faltas no trabalho, gerando um enorme prejuízo à sociedade.
O pior é que, de cada quatro pessoas doentes, apenas uma chega ao tratamento. A maior barreira para a solução do problema é o desconhecimento, que acaba se transformando em preconceito.
Julgar os sintomas da depressão de forma pejorativa, considerando-os como “frescura”, falta de força de vontade ou preguiça, só piora a situação de quem precisa de tratamento adequado.